Como minha primeira dica de leitura selecionei cinco livros fundamentais para ampliar seus conhecimentos gerais. Aproveitei para indicar também três livros que abordam conteúdos voltados para o desenvolvimento profissional. Boa leitura!

1 – Escrever Melhor de Dad Squarisi e Arlete Salvador | Editora Contexto

Em Escrever Melhor os autores mostram como estudantes, jornalistas, advogados, executivos e outros profissionais que usam a escrita no dia a dia, podem melhorar seu texto, tornando-o mais conciso, objetivo, claro e sedutor. O livro aponta os defeitos mais comuns — em relatórios, documentos, reportagens, dissertações, teses e petições — e indica como escapar das ciladas da língua portuguesa.

2 – A História do Brasil para Quem tem Pressa de Marcos Costa | Editora Valentina

3 – Dicionário de História do Mundo de Edmund Wright e Jonathan Law | Editora Autêntica

Estes dois livros apresentam uma visão concisa da História do Brasil e do mundo. Conhecer um pouco de história é o mínimo que se espera de quem busca aprimorar sua cultura geral. Esses conhecimentos ajudam no entendimento do presente e na preparação para o futuro.

4 – O Livro da Filosofia, O Livro das Religiões, O Livro da Economia, O Livro da Politica e O Livro da SociologiaEditora Globo

Essa série de  livros aborda temas importantes nos campos da filosofia, religião, economia, política e sociologia.

5 – Ética e Vergonha na Cara  de Mario Cortella e Clóvis de Barros Filho |Editora Parirus Sete Mares 

Nessa obras os autores lançam uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas. Mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais.

6 – A Velocidade da Confiança de Stefhen Covey e Rebecca Merriel | Editora Elsivier 

Neste livro são expostas as razões pelas quais a confiança tornou-se a competência chave da liderança na nova economia global. O livro aponta como se pode incutir confiança duradoura nos relacionamentos pessoais e profissionais, obtendo sucesso e prosperidade sustentáveis em toda dimensão da vida

7- Estratégia Competitiva de Michael Porter| Editora Elsevier

Estratégia Competitiva transformou a teoria, a prática e o ensino do tema em todo o mundo. A análise de Porter captura a complexidade da competição na indústria com base em cinco forças subjacentes. Ele introduz as ferramentas competitivas que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico — custo mais baixo, diferenciação e foco. . O autor demonstra como a vantagem competitiva pode ser definida em termos de custos e preços relativos, integrando-a diretamente à lucratividade. Também é apresentada uma nova perspectiva em relação ao lucro e como ele é criado e dividido.

8 – A Estratégia do Oceano Azul de Kim Cham e Renee Malborgne | Editora Elsevier

Este livro procura apresentar uma maneira diferente de pensar sobre a estratégia, resultando em uma criação de novos espaços, o oceano azul, e uma separação da concorrência, o oceano vermelho Os autores estudaram 150 ‘ganhadores’ e ‘perdedores’ em 30 indústrias diferentes e chegaram à conclusão de que as empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro pretende ensinar como colocar em prática essa estratégia.